Para vender um imóvel nós vamos precisar dos seguintes documentos pessoais:
1 - Documento de identidade que conste o CPF;
2 - Certidão de Estado Civil (para pessoas solteiras, será a Certidão de Nascimento; se casado, a Certidão de Casamento e a Escritura Pública de Pacto Antenupcial);
3 - Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias;
4 - Número da Matrícula e Número do Cartório de Registro do imóvel;
5 - Comprovante de quitação de IPTU e condomínio;
6 - Certidão negativa de Ações Trabalhistas;
https://www2.trf4.jus.br/trf4/processos/certidao/index.php
7 - Certidão negativa da Justiça Federal;
https://pje.trt2.jus.br/certidoes/trabalhista/emissao
8 - Certidão negativa de Ações Cíveis;
9 - Certidão negativa das Ações da Fazenda Estadual;
http://www.cdw.fazenda.pr.gov.br/cdw/emissao/certidaoAutomatica
10 - Certidão negativa das Ações da Fazenda Municipal;
https://financas.sjp.pr.gov.br/contribuinteGateway/#/certidao
11 - Certidão negativa da Dívida Ativa da União/Negativa do Imposto de Renda.
Esses documentos são importantes pois comprovam a situação civil do vendedor e a regularidade do imóvel. Contudo, a Instituição Financeira (no caso de compra financiada) ou o Cartório de Notas da sua região (no caso de compra e venda à vista) podem solicitar outros documentos durante o processo.
Em relação ao imóvel, também será necessário:
1 - Declaração de quitação de débitos condominiais, assinada pelo síndico, no caso do imóvel ser um apartamento;
2 - Capa do IPTU com código de contribuinte, caso não conste da matrícula;
3 - Certidão negativa do Imóvel;
https://financas.sjp.pr.gov.br/imobiliarioGateway/#/certidao
4 - Guia amarela
https://geo.sjp.pr.gov.br/portal/apps/sites/#/geosjp/apps/8122c530062d42c780d62874feff87e1/explore
**Poderá ser solicitados mais documentos.
Para comprar um imóvel nós vamos precisar dos seguintes documentos pessoais:
Pessoa Física
1 - Documento de identidade que conste o CPF;
2 - Certidão de Estado Civil (para pessoas solteiras, será a Certidão de Nascimento; se casado, a Certidão de Casamento e a Escritura Pública de Pacto Antenupcial);
3 - Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias;
4 - Comprovante de renda dos últimos 03 (três) meses (holerite);
5 - Declaração completa e recibo de entrega do Imposto de Renda do último exercício;
6 - Extrato atualizado do FGTS (em caso de utilização do saldo);
Pessoa Jurídica
1. Contrato Social;
2. Documentos pessoais dos representantes legais;
3. Última alteração contratual;
4. Cartão CNPJ;
5. Balanço atualizado;
6. 03 Últimos extratos bancários (PJ);
**Poderão ser solicitados mais documentos.
Simulador Caixa Econômica Federal - Caixa Econômica Federal
Simulador Santander - Santander
Simulador Itaú - Itaú
Simulador Banco do Brasil - Banco do Brasil
A Toniolo oferece avaliações imobiliárias com excelência, alcançada por meio de avaliador qualificado e com experiência de atuação no mercado imobiliário.
A experiência mercadológica dos profissionais da empresa é o que permite oferecer o melhor serviço de avaliações e perícias imobiliárias, de forma justa e condizente com a realidade do mercado imobiliário atual.
Os laudos de Avaliação e Laudos Periciais elaborados Toniolo atende rigorosamente as Normas Técnicas da ABNT, o que as tornam precisas, órgão regulamentador CRECI-PR e COFFECI.
O Formato da avaliação e o custo irá depender do tipo que o cliente irá desejar, podendo ser simples ou completa, normalmente utilizada para fins judiciais.
Para avaliar um imóvel nós vamos precisar dos seguintes documentos:
1 - Número da Matrícula e Número do Cartório de Registro do imóvel.
2 - Capa do carnê de IPTU;
3 - Para imóveis não averbados, será necessário descrição da obra, metragem, materiais utilizados, entre outros dados.
**Poderão ser solicitados mais documentos.
Pessoa Física
1 - RG e CPF
2 - Comprovante de residência atual (conta de água ou luz)
3 - Comprovante de renda dos últimos 3 meses (holerite)
4 - Certidão de casamento, se for casado
5 - RG e CPF do cônjuge
6 - Preencher ficha cadastral - Clique aqui para preencher
Pessoa Jurídica
1 - Contrato Social e suas alterações;
2 - Carteira de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa;
3 - Procuração que conceda poderes aos representantes legais, quando não constar do contrato social;
4 - Balanços patrimoniais dos dois últimos exercícios fiscais e balancete recente;
5 - Cartão de Inscrição Estadual ou Municipal;
6 - Preencher ficha cadastral - Clique aqui para preencher
Além dos documentos citados acima, será necessário UMA garantia locatícia, conforme opções abaixo:
1) Seguro fiança
O seguro fiança locatício é um seguro de aluguel feito com as seguradoras Porto Seguro, Tokio Marine, Pottencial ou outras. A taxa da contratação é calculada com base no valor do aluguel, variando de acordo com análise de cada cliente. A taxa será cobrada juntamente com o aluguel, pelo período em que o locatário estiver no imóvel. Possui renovação automática.
2) CredPago/Loft
Modalidade de garantia online, podendo ser paga através do cartão de crédito ou junto ao boleto do aluguel. Possui uma taxa fixa de 12,5% do valor do aluguel.Para a contratação será cobrado o valor de R$180,00 referente a adesão da modalidade. Após 12 meses de contrato deverá ser realizada a renovação, caso permaneça no imóvel.
3) Caução
A caução é feita através de depósito bancário no valor de 03 aluguéis + taxas. No final do contrato, após vistoria final aprovada e sem nenhum débito pendente, é realizado termo de resilição do contrato de locação, onde o locatário informará conta a ser devolvida o valor da caução. O prazo para devolução é de 15 dias após assinatura de ambas as partes.
1 - Documento de identidade que conste o CPF (RG ou CNH);
2 - Certidão de Estado Civil
3 - Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias;
4 - Número da Matrícula e Número do Cartório de Registro do imóvel;
5 – Capa carnê IPTU e condomínio;
6 – Conta de luz do imóvel;
7 – Conta de água do imóvel;
8 – Último boleto de condomínio;
9 – Conta para depósito dos aluguéis;
10 – Se casado, documentos do cônjuge;
O seguro fiança locatício é um seguro de aluguel feito com as seguradoras Porto Seguro, Tokio Marine, Pottencial ou outras. A taxa da contratação é calculada com base no valor do aluguel, variando de acordo com análise de cada cliente. A taxa será cobrada juntamente com o aluguel, pelo período em que o locatário estiver no imóvel. Possui renovação automática.
A caução é feita através de depósito bancário no valor de 03 aluguéis + taxas. No final do contrato, após vistoria final aprovada e sem nenhum débito pendente, é realizado termo de resilição do contrato de locação, onde o locatário informará conta a ser devolvida o valor da caução. O prazo para devolução é de 15 dias após assinatura de ambas as partes.
Modalidade de garantia online, podendo ser paga através do cartão de crédito ou junto ao boleto do aluguel. Possui uma taxa fixa de 12,5% do valor do aluguel.Para a contratação será cobrado o valor de R$180,00 referente a adesão da modalidade. Após 12 meses de contrato deverá ser realizada a renovação, caso permaneça no imóvel.